Skip to main content

Estrutura de Missão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril vai abrir linhas de apoio às Artes e à Investigação

Em 2023, concursos terão 1,8 milhões de euros destinados a projetos em todas as áreas artísticas

No âmbito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Estrutura de Missão para as Comemorações estabeleceu parcerias com a Direção-Geral das Artes (DGArtes) e com o Instituto para o Cinema e o Audiovisual (ICA), no sentido de financiar projetos num montante de 1,8 milhões de euros para o próximo ano.

Já no primeiro trimestre de 2023, a DGArtes abrirá concursos no valor de um milhão de euros, e que contemplam todos os domínios artísticos: Artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); Artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); e Cruzamento disciplinar.

Os concursos do ICA, a abrir também no primeiro trimestre do próximo ano, ascendem a 790 mil euros e organizam-se em duas vertentes: apoio à produção de primeiras obras cinematográficas e a documentários; e apoio à formação de públicos nas escolas.

A Estrutura de Missão pretende ainda estabelecer uma parceria com a com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Entre 2023 e 2025, existirá uma linha especial de apoio a projetos de investigação de curta duração (até um ano) subordinados ao tema.

#50anos25abril